domingo, 28 de março de 2010

HQ subversos 1

História que fiz para Subversos #1. Já tinha colorido essas duas páginas (que parecem uma só), mas não postei na época.
Gosto desses desenhos, lembro de ter feito quase todos de observação direto com o nanquim, sem esboçar. É legal ver coisas antigas que já fizemos, gostaria de mesclar esse estilo de desenho com algumas técnicas que tenho aprendido.
Esse é um estilo de história mais poética e introspectiva... mesmo não fazendo mais sentido pra mim há tempos, acho-a bonitinha como história pois estar apaixonado é algo bem gostoso.

Seguindo o ritmo de retrabalhar em alguns desenhos antigos vou também colorir a minha HQ da Subversos #2, acredito que dará mais trabalho por ter cenários com mais detalhes.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Cartaz Mangá

Fiz aqui, no meio de um monte de trabalho, uma ilustra pro cartaz lá da Arte São Paulo, escola que dou aula de desenho, ilustração e história em quadrinhos.
Eu gosto de mangá, mas é tão raro eu fazer uma ilustração nesse estilo. Fiz essa inteiramente digital, só photoshop mesmo, ainda não dei um tratamento de luz e sombra nela, mas até q achei bonitinha por enquanto, depois termino certinho. Ia ter outro personagem no fundo, mas já era, muito trabalho e eu já tenho o que fazer nesses tempos... graças a deus.

Sabe que olhando esse fundo dá até pra usar na capa da Subversos... farei testes.

Muito obrigado pelos comentários, fico bem feliz de ler. Espero continuar produzindo e postando regularmente.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Subversos #1

Resolvi refazer a capa da primeira Subversos. Como estou com um estilo diferente, achei divertido fazer o mesmo desenho mas num outro jeito.
Postei no blog da Subversos também, então aqui aproveitei para colocar o passo a passo.


A primeira capa da Subversos nada mais era do que um esboço.


No começo ia refazê-la bem parecida, mas ai achei que com o corpo ficaria mais interessante, tanto que pode-se ver que o rosto já estava mexido. Aproveitei algumas partes do original e desenhei um corpo para a mulher e depois preenchi com uma cor base com marcações de sombra.

Fui ajeitando a anatomia pra deixar mais realista. Mexi no braço da esquerda e deixei os seios mas naturais, nada muito siliconado. Fui fazendo um tratamento melhor dos volumes e deixei-a com um aspecto de mais magra acrescentando as costelas mais salientes.

Dei outros ajustes na anatomia, diminuindo um pouco o quadril e ajeitando os braços. Para os braços eu utilizei os meus proprios como referencia, já o quadril não dava. Depois fui para os cabelos, que deixei por último. É inacreditável como demorei nos cabelos, aqui está a versão bem parecida com todas as outras, mas quando fui trabalhar o cabelo eu tentei diversos outros cortes... no fim achei q a primeira versão era a melhor mesmo.

Por fim, eu fiz o cabelo, acrescentei algumas cores a mais no corpo e coloquei um fundo simples, tipo uma noite com estrelas. A ideia é fazer um background de cidade, mas depois... Vamos ver se usaremos essa ilutra para algo da Subversos no futuro.

abraços

segunda-feira, 15 de março de 2010

Vinas e Fê

Esse ano eu resolvi treinar bastante a arte realista, acredito que me sentirei mais seguro para distorcer ou estilizar as formas depois que dominá-las melhor.
Resolvi fazer um retrato com grafite, então aproveitei para fazer um casal de amigos, a Fernanda e o Vinícius. O Vinicius, q chamo de Vinas, é um grande amigo de infância, pessoa que esteve sempre perto, viajamos várias vezes e fico feliz que continuamos estando perto, mesmo morando longe. Talvez por isso eu tive muito mais facilidade de fazê-lo, a Fernanda eu precisei me concentrar muito mais. Desejo que eles gostem do retrato.

Fiz o desenho ao longo de uma semana, muitas vezes durante a aula, e acredito que foram umas 9 horas para fazer tudo. Utilizei muito o lápis B e para reforçar os detalhes usei uma lapiseira 0.5 com grafite 4B.
Fui muito influenciado pelos retratos da Adriana Melo pra fazer esse, e é sempre bom contar com os conselhos dela.


Esse fim de semana foi bem legal também, fui assistir o show da banda do Sata, que faz um acústico do Queen muito bom, e depois fui na HQMix no lançamento da revista de quadrinhos Promessas de amor a desconhecidos enquanto espero o fim do mundo, escrita e desenhada por Pedro Franz. Eu achei genial, recomendo a todos e o preço está muito bom, entrem no site e vejam mais.

Por fim, estava ouvindo a OI Fm no carro e escutei uma música bem legal "Fat Chance" da banda Redwood. Segue ai o refrão e o video da música, eu fiquei viciado


Wer're living a lie
We're all gonna die
Hoping for love on the days gone by
Stringing along, on and on
Hoping for love on the days gone by


sexta-feira, 12 de março de 2010

Subversos # 5 e 6

Essas são as primeiras páginas dos quadrinhos q fiz para a revista Subversos. A primeira, Voyer, eu fiz para a número 5 e a segunda, Madame X, está na número 6.

Queria lembrar que a edição número 5 da Subversos pode ser comprada nas bancas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, logo mais estando disponível também para os demais estados do Brasil, como ocorre agora com a edição 4.

Caso queiram comprar pela internet basta acessar o site Liga HQ, onde você encontrará Subversos por apenas R$ 4,90 e não é cobrado nenhum frete, sendo entregue para o Brasil inteiro, até se você morar no Acre.






Demorei para postar essas HQs, sei lá, esqueci no meio do caminho, principalmente a Voyer q é uma história que eu gostei muito. O cenário deu muito trabalho, mas eu sempre quis fazer uma história que começasse com uma visão bem ampla de São Paulo, nas próximas vezes quero fazer com mais calma pra deixar os traços mais bonitos mesmo. A segunda, Madame X, é uma história q eu não gosto, a história é bacana até, mas não fiquei nem um pouco satisfeito com os desenhos q fiz.

Espero fazer mais quadrinhos, e me sentir bem com os resultados. Agora ando mais nuns treinos de cor, vamos ver quando farei outra história novamente.

abraços e sempre gosto de ler os comentário, obrigado a todos q escrevem.